Nossa história

Nossa trajetória
Para contar a história da AGEAMB, é fundamental destacar um marco inicial: a criação do primeiro curso de Engenharia Ambiental no estado, em 1999, pela PUC Goiás, então conhecida como Universidade Católica de Goiás (UCG).
Desde então, o curso se expandiu, sendo oferecido em diversas instituições de ensino, tanto públicas quanto privadas, contribuindo para a formação de profissionais na área. Esse crescimento acadêmico teve um papel importante na criação e no desenvolvimento da AGEAMB.
​
Os primeiros movimentos para fundar uma entidade de Engenharia Ambiental surgiram em 2004, com a criação da Associação Goiana de Engenheiros Ambientais – AGEA. Embora o estatuto tenha sido aprovado e a eleição realizada, não houve registros em ata das ações da AGEA, e, devido à falta de documentação oficial, o movimento foi interrompido.

Anos depois, os engenheiros ambientais se mobilizaram novamente para a criação de uma entidade representativa da classe. Em 21 de fevereiro de 2006, foi oficialmente fundada a Associação Goiana de Engenheiros Ambientais – AGEAMB, em uma assembleia realizada no auditório do CREA-GO. Desde então, a associação teve oito gestões, lideradas por presidentes como Gerônimo Ribeiro (2006-2009), Juliano Ferreira (2010-2012), Germano Augusto de Oliveira (2013-2015), Adjane Damasceno de Oliveira (2016-2018), Áquila Levindo (2019-2020), Leandro Teles (2021) e Marlison Noronha Rosa (2022-2023 | 2023-2025), que atualmente está em sua segunda gestão à frente da AGEAMB.
​
Um marco importante na trajetória da AGEAMB aconteceu em 2019, quando a associação foi homologada como entidade de classe no Sistema Confea/Crea e Mútua. Esse reconhecimento representou um passo significativo, garantindo à AGEAMB a primeira cadeira histórica no Plenário do CREA-GO, o que solidificou ainda mais sua importância e influência no setor.
​
Para concluir, é importante ressaltar os avanços significativos alcançados pela AGEAMB ao longo de sua trajetória. A consolidação da associação dentro do Sistema Confea/Crea e Mútua e reconhecimento na sociedade, reafirma o valor da nossa entidade. Além disso, a AGEAMB tem impulsionado a participação ativa e o engajamento tanto de profissionais quanto de estudantes de Engenharia Ambiental e Sanitária, fortalecendo a associação e consolidando seu papel como referência na área. Esses esforços coletivos continuam a impulsionar o crescimento e a influência da AGEAMB, reafirmando seu compromisso com o setor e com a sociedade.
Nossa equipe
Presidente
Marlison Noronha Rosa
​
Engenheiro ambiental e sanitarista, especialista em perícia, auditoria e licenciamento ambiental e mestre em engenharia ambiental e sanitária pela Universidade Federal de Goiás - UFG.

Vice-presidente
Fernanda Romanielo
​
Engenheira Ambiental e de Segurança do Trabalho, especialista em Licenciamento e Regularização de Imóveis Rurais.

Primeiro Secretário
Bruno Henrique Rabelo Vieira
​​
Engenheiro Sanitarista e Ambiental pelo Instituto Federal de Goiás, pós graduando em engenharia de segurança do trabalho.

Tesoureira
Ana Júlia Ribeiro Moreira
​​
Engenheira Ambiental e Sanitarista, pós graduanda em MBA de Gestão de Negócios, atuando com Licenciamento Ambiental.

Membro Conselho Fiscal
Byanca Dourado
​​
Engenheira Sanitarista e Ambiental e de Segurança do Trabalho, especialista em Licenciamento e Regularização de Imóveis Rurais.

Membro Conselho Fiscal
Wanessa Rocha
​​
Engenheira ambiental, mestre em Desenvolvimento e Planejamento Territorial, pós graduação em Gestão de Negócios, especialista em Sustentabilidade Corporativa.

Membro Conselho Fiscal
Wendell Mesquita
​​
Eng Ambiental, civil e de Segurança do Trabalho.
